A Teia

A Teia Neuronial é uma proposta de espaço virtual para a reflexão de temas que venham a convergir no sentido de ampliar a restrita visão antropocêntrica e buscar uma cosmovisão, com a perspectiva universalista de que todos os habitantes do cosmos estão imersos numa mesma teia inexorável. A “teia neuronial” […]

A Teia Neuronial é uma proposta de espaço virtual para a reflexão de temas que venham a convergir no sentido de ampliar a restrita visão antropocêntrica e buscar uma cosmovisão, com a perspectiva universalista de que todos os habitantes do cosmos estão imersos numa mesma teia inexorável.

A “teia neuronial” é o conjunto de neurônios e paraneurônios, formando sinapses e parassinapses multidimensionais que agregam as mentes de autores e leitores, com suas reflexões, compreensões, elucubrações, discordâncias e críticas.

O foco do site está explicitado em seu subtítulo: Antropologia, Ficção Científica, Cultura e Sociedade.

Com a Antropologia, exploramos as implicações da diversidade humana na busca de um perspectiva humanista, trans-humanista, para-humanista e pós-humanista. Questões étnico-culturais, relações raciais, gênero e sexualidade e tudo o que levanta o problema do preconceito no âmbito antropológico aparecem por aqui.

Na Ficção Científica procuramos extrapolar o humanismo, enfatizando as histórias sobre vida alienígena e inteligência artificial, levando às últimas consequências a problemática da diversidade consciencial, com a figura do Homo sapiens alienus representando a diversificação máxima, ressoando a filosofia IDIC do universo de Jornada nas Estrelas, que significa Infinite Diversity in Infinite Combinations (Infinita Diversidade em Infinitas Combinações).

Histórico

A primeira versão da Teia foi uma página no MSN Spaces, chamada Teia Mentalsomática, que foi rebatizada depois como Teia Neuronial. Era uma página pessoal de Thiago Leite, e já tinha em forma embrionária a fórmula que viria a desenvolver  posteriormente.

Como as possibilidades de layout eram limitadas e o endereço era horrível (http://www.msnspaces.com/teia), a Teia migrou para o UOL Blog (http://thiagoleite.zip.net), onde continuou como Teia Neuronial e teve um layout mais personalizado. O endereço era fácil de memorizar.

Mas o UOL Blog tem recursos muito limitados, muito desatualizado quanto aos mais modernos recursos internéticos, e de difícil manuseio. Portanto, a Teia mudou novamente, desta vez para o WordPress. Os recursos e a acessibilidade eram muito bons, mas ainda era impossível personalizar o layout.

Assim, a Teia está agora com um domínio próprio e conta com as contribuições de Thiago Leite, Inês Mota, Theo G. Alves, Maria Betânia Monteiro, Dyego Saraiva e outros autores convidados. Estamos em processo de expansão em termos de contribuições, e planejamos agregar mais autores no convergentes ao tema do site.

About the Author

A Teia Neuronial agrega e expande ideias, compartilhando informação entre os participantes da Tremenda Teia Terrestre (World Wide Web).