Coleção de sinapses 3

Esta semana vimos uma análise bem-humorada e profunda de Guerra nas Estrelas – Episódio I: A Ameaça Fantasma e também do Episódio II: Ataque dos Clones. Profunda também foi a abordagem de Cafetron ao elucidar porque o Ateísmo não é uma religião, ao mesmo tempo em que passeamos pelos mitos da religião da Grécia Antiga e pela mais antiga ainda existência de um hominídeo descoberto com a ajuda do Google Earth.

O Rio Grande do Norte e seu Maior Cajueiro do Mundo foram desafiados pelo Piauí e seu Cajueiro Rei, enquanto o Exterminador do Futuro desafia o Google. E por falar em viagens no tempo,  Luke Skywalker, Darth Vader e cia. saem de uma antiga galáxia distante para reencarnar no Japão feudal …e nos perguntamos o que significa a recorrência de Google e Star Wars nestes links…

Star Wars: The Phantom Menace Review – YouTube

Descobri as resenhas do Red Letter Media em algum link que encontrei no Twitter. O autor dessas resenhas em forma de vídeos faz um personagem neurótico obcecado por cinema. Neste caso, como fã da trilogia clássica de Guerra nas Estrelas, ele se mostra muitíssimo decepcionado com a trilogia prequel dirigida por George Lucas. Com muitos comentários bem-humorados e sarcásticos, a resenha tem várias passagens profundas sobre o que torna um filme cinematograficamente bem-feito. Um dos exemplos, neste caso, é o fato de o Episódio I: A Ameaça Fantasma não ter um protagonista com o qual nos identificarmos e pelo qual torcermos, como era o caso do Episódio IV: Uma Nova Esperança.

O link acima (e o vídeo abaixo) é da primeira parte desta resenha dividida em 7 partes. Vale a pena conferir tudo.

Avatar Review – YouTube

O mesmo resenhista acima fez uma contundente dissecação de Avatar de James Cameron. Embora eu ache que ele exagera em alguns pontos, em outros ele se mostra um bom entendedor da arte cinematográfica, apontando os defeitos narrativos dessa bela obra, sem negar que se trata de uma ótima  experiência áudio-visual.

Dividida em 2 partes.

Star Wars Episode 2: Attack of the Clones Review – YouTube

Seguindo a nova trilogia de Star Wars, o resenhista louco se aprofunda (bem mais) no Episódio II: Ataque dos Clones. Um destaque para sua crítica à forma com que foi apresentado Yoda, que no Episódio V: O Império Contra-ataca, aprendêramos a ver como um mestre sábio que ensina sobre a Força e não a empunhar um sabre-de-luz a torto e a direito. Enquanto Yoda parecia um mestre zen na trilogia clássica, ele parece um personagem de video game na nova.

Dividida em 9 partes.

Ateísmo é Religião? – Nebulosa Nerd’s Bar

Há temas que são tão polêmicos e difíceis de se abordar que necessitam uma perspectiva extremamente crítica, racional e despessoalizada para serem tratados de maneira produtiva. Quando se trata de religião, os egos da pessoas que estão discutindo ficam tão feridos e expostos que muita besteira é dita. Cafetron soube abdicar do orgulho pessoal e rever uma afirmação sua sobre Religião e Ateísmo, baseado numa réplica de outra pessoa, com a qual, no entanto, não concordou totalmente. Um belíssimo exemplo de como fazer um debate de ideias e não entrar para o embate egoico.

Nerdcast 205a – Teogonia da Mitologia Grega – Jovem Nerd

Mitologia grega é um assunto que me interessa desde a adolescência. O papo dos nerdcasters foi muito interessante e, acima de tudo, engraçadíssimo. Alguns erros aqui e ali, principalmente nos nomes de alguns personagens e lugares, mas valeu.

Star Wars no Tempo dos Samurais! – Blog de Brinquedo

Eu já havia imaginado como seria Guerra nas Estrelas na Idade Média ou num mundo de fantasia como a Terra-Média. Mas essa criação de Sillof é bem criativa e remete aos antigos filmes de Kurosawa. Gostei especialmente das versões de R2D2 (Ryuuto) e de C3P0 (Chipao), sem recorrer a semimáquinas que provavelmente seriam bem toscas.

How Google Earth Led to the Discovery of a New Species of Early Man – The Daily Galaxy

A tecnologia atual nos permite fazer boa parte das pesquisas científicas em casa, através da internet, com fontes confiáveis (eu acho). Não estou dizendo que a pesquisa será feita totalmente no escritório, mas a coleta inicial de dados passa a ser bem mais rápida com ferramentas como o Google Earth, que permite, como no caso desta notícia, encontrar sítios arqueológicos propícios à descoberta de fósseis.

Piauí tem a maior árvore frutífera da terra. O Cajueiero Rei – Canal Vooz

Eu acho que deveriam podar o cajueiro de Pirangi e parar com essa besteira de disputar um título estúpido como esse. Para quem não sabe, o cajueiro está tão grande, e continua crescendo, que já ocupou metade de uma das ruas que o cercam, inutilizando parte das vias de acesso a algumas das praias do litoral potiguar. É claro que não podemos esquecer que há pessoas cuja economia familiar se beneficia muito com o turismo local e as visitas ao (até então?) “Maior Cajueiro do Mundo”. Mas não é preciso ser tão zeloso quanto à diferença de alguns metros quadrados em relação ao Cajueiro Rei piauiense. Os dois poderiam ser considerados juntos “os maiores cajueiros do mundo”, que tal?

Self aware – Nerdson não Vai à Escola

Depois de visitar Jesus Cristo, o Exterminador do Futuro vem procurar ninguém menos do que a maior ferramenta de indexação e buscas da internet…

2 comments

  • muito bem escrito este post, Thiago. você reuniu tudo (e mais um pouco) de legal sobre Star Wars e religião que eu lembro de ter visto essa semana. faltou talvez apenas falar que o "resenhista louco" da Red Letter Media é chamado de Harry pela moça sequestrada que aparece na resenha de Attack of the Clones. e que as resenhas são escritas por um grupo de amigos que em brainstorm vão levantando pontos a serem considerados nas resenhas do "Harry". mas é isso. muito bom.

Deixe uma resposta