Legado de Michael Jackson

Michael Jackson foi tão influente na arte musical popular (tanto na forma de se fazer música como, mais ainda, na forma de se fazer shows e videoclipes) que suas invenções serviram como inspiração para inúmeras paráfrases e paródias nas mais diversas mídias.

Assim, complementando o texto Sobre Michael Jackson, apresento aqui uma pequena coleção de referências, entre as minhas preferidas. Acho que há uma motivação a homenagear o artista, tão aclamado como Rei do Pop. Mas, acima de tudo, gosto muito de referências metalinguísticas, paródias, sátiras e tais, processos criativos de releitura e reconstrução que mexem com símbolos consolidados e lhes dão novos sentidos.

Legado de Michael Jackson

No Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu, penitenciária de segurança máxima nas Filipinas, a administração desenvolveu a dança como uma atividade recreativa para os internos. Uma das músicas dançadas por eles foi Thriller. Um vídeo foi colocado no YouTube e fez muito sucesso entre os internautas:

Quem conhece bem a trilogia De Volta para o Futuro sabe que há homenagens a Michael Jackson nos três filmes. Em De Volta para o Futuro II, Martin McFly visita um bar “anos 80” quando viaja para 2015. Uma das músicas que tocam na lanchonete é Beat It. No terceiro filme, que se passa num ambiente faroeste, o protagonista imita Jackson, inclusive fazendo o famigerado moonwalk:

No vídeo abaixo, que parece ocorrer em algum parque temático, vemos Darth Vader dançando Thriller com stormtroopers:

Maurício de Souza fez uma homenagem póstuma a Michael Jackson numa história da Turma do Penadinho. Não sei se já foi publicada (se alguém souber, por favor, avise-me). Neste link você pode ver os esboços originais.

Lembro de um filme da Turma da Mônica que vi quando criança em que havia uma performance de atores fantasiados dançando Thriller. Um deles, vestido de Chico Bento, cantava uma versão portuguesa caipira da música. Abaixo, cenas de Thriller com a música Horríver.

No orkut, há um aplicativo chamado Buddy Poke, que permite criar um boneco-avatar que faz várias ações animadas pré-programadas. Duas delas são coreografias de Michael Jackson, uma do videoclipe Thriller e outra de Billie Jean.

ThrillerBillie Jean

Para o saudoso console Mega Driver, havia o jogo Michael Jaskcon’s Moonwalker, baseado no filme Moonwalker, estrelado pelo próprio Jackson. Nele, Michael Jackson tinha que resgatar crianças enquanto percorria cenários inspirados nos videoclipes do artista e com trilhas sonoras tiradas de sua discografia. Além disso, podia fazer manobras especiais que lembram os passos inventados por Jackson e, em alguns momentos, hipnotizava os inimigos, fazendo-os dançar algumas coreografias consagradas.

Moonwalker

O sucesso de Michael Jaskcon é tão vasto que sua imagem é usada até em brinquedos, tanto voltados para crianças quanto miniaturas colecionáveis e réplicas em escala. De fato, algumas indumentárias criadas por Jackson viraram fantasias que o identificam de longe.

Michael Jackson em forma de brinquedos

Michael Jackson fez aparições interessantes em desenhos animados. Em Os Simpsons, um doente mental que Homer conhece num hospício pensa que é Michael Jackson e foi inclusive dublado pelo próprio. Ele também apareceu satirizado em alguns episódios de Uma Família da Pesada.

Uma das melhores homenagens a Michael Jackson que conheço são as paródias feitas por “Weird Al” Yankovic. O interessante é que Yankovic, versátil como Jackson, faz música, videoclipe bem produzido e imita (não muito bem, mas o esforço vale a piada) as coreografias. Veja no YouTube os vídeos de Fat (paródia de Bad) e Eat It (Beat It). São obras primas do humor.

tantas imagens inspiradas em Michael Jackson que não vou perder meu tempo postando tudo o que eu encontrar. Termino este texto ilustrado com uma das que mais gostei e que simboliza bem o que quis dizer aqui.

Keep moonwalking

3 comments

  • Só o Teia pra me remeter de Volta para o Futuro _ e o Futuro não é mais como era antigamente, como Renato Russo já dizia em Índios _ . Assisti aos três filmes da série e já não me lembrava de muita coisa. Aqui em São Paulo, desde pelo menos 2001, existe um club (ou danceteria, boite ou qualquer coisa assim) chamado Trash 80'. Além da decoração, tudo o que toca por lá também é anos 80. E não é só Pop internacional não. Tem Espaço para Odair José, Vando, Rosana, Xuxa, Trem da Alegria e balão Mágico. E é claro, também tem Michael Jackson e seu Biet It, com Djs vestidos a caracter e tudo. Faz tempo que não passo por lá, agora me deu até vontade.

Deixe uma resposta