Mitose Neural 1 – A Metamorfose de Franz Kafka

Padrão

Saudações! Bem-vindos a nossa espaçonave Mitose Neural. Neste episódio de estreia do podcast da Teia Neuronial, Thiago o Tecelão, Diego “Misantropo”, Dyego “Wally” (Alter-Egos) e Werner o Gnomo (Joy’s Tip) falam sobre a mais importante novela do escritor tcheco Franz Kafka: A Metamorfose. Discorremos um pouco sobre a vida deste atormentado autor, fazemos uma sinopse do livro (repleta de spoilers), comentamos sobre a crítica kafkiana às relações familiares e trabalhistas da modernidade capitalista e curtimos o som dos Inimigos do Rei.

Outras opções para ouvir

OpDownOpZIPOpiT

Leia também

Links do episódio

Contato – Diga-nos o que achou!

Facebook

Twitter

E-mail

  • recados@mitoseneural.com.br

Comentários

  • Use o formulário do IntenseDebate abaixo

Assine o feed

Baixe o arquivo em MP3 ou em ZIP

14 comentários sobre “Mitose Neural 1 – A Metamorfose de Franz Kafka

  1. Rossini

    Muito massa a conversa de vocês! Wally me falou há alguns anos na criação de um podcast, muito bom que se concretizou. Não havia lido a A Metamorfose, li aqui, ouvi o pod e foi interessantes vocês terem citado a indiferença com relação a saúde a partir da nova forma de Gregor. O inseto parece uma alegoria exacerbada do nojo que um parente pode receber tão logo difira do que sua família e sociedade esperam. Primeiro quebra de rotina matinal, espanto, daí pena, indiferença, abandono, explosões psicológicos quando Gregor expõe-se na sala, humilhação (pela empregada), fome, morte e alguém pra lidar com o corpo que não "nós". Apesar de pequena, um grande trecho da novela antes do tumulto do aparecimento de Gregor na sala é dele consigo próprio no quarto e uma nova rotina no resto da casa. Ele morre, ninguém derrama lágrima, e o futuro vem à frente. Eu gostei porque Kakfa transmite a mensagem a inutilidade e diminuição que um pode ter frente ao peso da família e da sociedade. Mas isso é talvez porque sou sociólogo, hehehe, uma viseira talvez estreita, mas é uma opinião aí. Quando é o próximo podcast??

  2. Alexander Bell

    Primeiro programa conferido. Primeiramente, parabéns pelo site e pela iniciativa do Podcast. Estou aqui por recomendação do meu grande amigo Werner, o Gnomo e sem babação posso dizer que a edição está muito boa! Mas confesso que o tema não me atraiu muito. Estou mais ansioso por conferir os próximos programas sobre Star Wars e Alien. Aí sim vocês estão falando a minha língua e da grande maioria do público. Então fica a dica: Mais temas "pop". Deixem os papos "cabeça" para a mesa de bar. rs! Desejo boa sorte e sucesso a vocês! Abraço!

    • Obrigado, Alexander. A edição está muito boa mesmo, graças aos esforços do seu amigo Gnomo.

      Sobre os temas, é provável que a tendência daqui para a frente sejam obras de ficção científica e/ou fantasia. Mas não garanto que não haverá outros "papos cabeça", se der na telha dos participantes.

      Agradeço os votos de sucesso. Com certeza os comentários como o seu contribuirão para isso. 🙂

  3. Caras, gostei muito deste podcast. Aliás, encontrei-os pelo PODKASTO e fiquei muito feliz com o material que ouvi. Peguei este episódio não por ser o número 1, senão por falar sobre um assunto que me interessou, que é a obra tratada.

    Gostei muito deste livro quando o li, e, devo confessar, que ouvindo o programa fiquei com vontade de voltar a lê-lo.

    Aliás, gostei tanto deste programa que o Recomendei no Os Comentadores # 17. Espero que curtam!

    Abraços.

    aLx http://mundopodcast.com.br/comentadores/

Deixe uma resposta