Um fantasma ronda o Brasil?

As recentes tentativas de se organizar manifestações em Brasília a favor da descriminalização da maconha têm esbarrado em impedimentos. Depois de ter sido proibida pela Justiça, será objeto de discussão no Supremo Tribunal Federal, que decidirá sobre a legalidade das manifestações.

A decisão de se discutir a legalidade de uma manifestação como essa se justifica pelo preconceito. O comércio de maconha é proibido no Brasil (e este é o tema das manifestações), mas a liberdade de expressão é garantida pela Lei brasileira. Porém, a mente conservadora, temerosa da desagregação dos costumes, associa a liberdade de expressão de ideias subversivas ao incentivo do crime e do pecado.

Talvez tenha havido bons motivos para a proibição da manifestação (talvez não), mas eles não ficaram claros. A suspeita de que os efeitos da manifestação são prejudiciais à sociedade se sobrepôs à investigação, e o que mais interessa, que é a discussão sobre o tema, fica adiado indefinidamente. Nem sabemos se a manifestação incentiva o tráfico nem temos ideia sobre se a legalização da maconha realmente criará um problema de dependência maior do que o (pouco) que já existe.

A censura e o cerceamento da democracia têm transformado a cena política brasileira numa luta em que a liberdade segue perdendo feio. A reação conservadora a uma inofensiva manifestação que só demanda uma mudança na legislação (que equivale, por exemplo, a uma manifestação de cidadãos que exigem a legalização do sufrágio universal ou o fim da escravidão) está em consonância com a recente vitória da corrente evangélica que forçou o veto de uma política educacional para combater a homofobia.

Também está relacionada à conivência com crimes ambientais, grande risco a ser corrido com o Código Florestal e com a insistência em construir uma barragem na bacia amazônica, cuja existência significaria a ruína de milhares de indígenas e ribeirinhos.

Infelizmente, o governo que, por princípios, deveria agir no sentido da democratização da sociedade brasileira vem decepcionando os eleitores que precisam de direitos ainda não contemplados. Um Código Florestal que pode punir agricultores pobres, a morosidade no avanço de políticas de combate aos preconceitos e a repressão da liberdade de expressão mostram que a “erradicação da pobreza” terá que esperar até que o governo Dilma pague suas dívidas com os poderes que a ajudaram a vestir a faixa verde-loura.

O “temor” da oposição de que a dinastia Lula/Dilma venha a instaurar uma ditadura no Brasil começa a se justificar. Ironicamente, essa possível ditadura tem mais a ver com os anseios dessa mesma oposição, especialmente de sua ala ultraconservadora, do que com as maracutaias megalomaníacas dos “companheiros”.

Ilustração:

Imagem do filme 1984 (1984), dirigido por Michael Redford, inspirado no livro homônimo de George Orwell.

3 comments

  • Thiago, faz tempo que não comento aqui, emboras acompanhe todas as postagens da Teia.

    Esse conceito jurídico de "apologia ao crime" _ em que se enquadra a "Marcha da Maconha" _ é de uma contradição enorme. Não sei se existe em outro país, mas mas não pode ser, de maneira nenhuma, compatível com uma Constituição liberal que garante a "liberdade de expressão e de pensamento. De qualquer maneira o STF deve considerá-la legal.

    Só não vejo o que o governo Dilma tem a ver com as proibições regionais a tal marcha, já que elas partem do poder judiciário local. O mesmo vale para o Novo Código Florestal, cujos pontos mais polêmicos, como a diminuição da "reserva legal" e a anistia aos desmatadores, contam com a oposição do Governo Federal. Se foram aprovados na Câmera Baixa foi graças à oposição, não ao Governo Dilma. Se impõe algum prejuízo aos pequenos produtores? Eu sinceramente acredito que não. Quanto aos latifundiários… bem, isso não mesmo. Jamais serão prejudicados neste país. Podem até tem alguns aborrecimentos aqui ou ali, mas prejuízos? Não no Brasil.

  • @Eduardo

    Independentemente disso, são ações e decisões conservadoras e não isoladas. Há muita coisa acontecendo no conjunto da política no Brasil. Acho que eu deveria ter dito:

    O “temor” da oposição de que uma ditadura venha a ser instaurada no Brasil durante a dinastia Lula/Dilma…

  • Não existe nada a favor da legalização da maconha . Absolutamente nada .Os comentários que seguem a baixo não são meus , mas é tudo o que eu penso a respeito desse tema.
    Não existe nenhum argumento a favor da legalização da maconha ( NO BRASIL)
    .1 – Quem mais consome drogas são pessoas com baixa escolaridade , negros e pobres . ( A policia só vai esperar eles cometerem um vacilo quando estiverem drogados para espancar eles e coloca-los na cadeia , então descriminalizar é uma ideia tola que só favorece quem é rico . O cara não vai preso se fumar em bares legalizados , mas vai mofar na cadeia ( com advogados do estado ) se para suprir o vício ele precisar roubar .

    2 – A maconha pode ser misturada com crak , oxy e cocaína . Muitas pessoas podem ser viciadas em drogas mais pesadas .

    3 – A maconha causa euforia e prazer , e cada pessoa reage de um jeito a droga , alguns são mais propensos ao vício ( e quando a maconha não fizer o mesmo efeito que antes vão procurar drogas mais pesadas )

    4 – Legalizar é incentivar . Principalmente para adolescentes que são compulsivos , querem auto-afirmação e até por curiosidade . Fora isso , se virar costume . Existe inconsciente coletivo , neurônios espelhos , psique das massas e por que vc acha que pessoas fumam cigarro ? Por influência. Então é um argumento muito ignorante dizer que legalizar não é incentivar .

    5 – Com legalização o número de usuários aumenta e não cai como já disseram ( pelo menos no Brasil ) o número de usuários vai aumentar e até agora todos os pró-maconha falam que vai cair mas não disseram como o números de usuários vai cair ( No Brasil )

    6 – Com a regulamentação da maconha o número de usuários aumenta e o narcotráfico vai continuar existindo ( principalmente por que eles vão oferecer a droga mais barata para os usuários mais pobres e a droga pode ser misturada com drogas mais pesadas . Lá no México o narcotráfico tomou conta de tudo , e não caiu o número de usuários por causa da regulamentação da maconha , ao contrário só aumentou e maconha regulamentada e a precária politica social só aumentou a desordem naquele pais .Então regulamentar não adianta se o governo for ruim como o do Brasil) . Como o número de usuários vai cair no Brasil ? .

    7 – O governo está diminuindo o tabagismo com medidas de prevenção . E legalizar a maconha hoje , para fazer medidas de prevenção amanhã é algo idiota.

    8 – O governo já investe e gasta milhões de reais em saúde pública por causa de drogas como álcool e cigarro legalizar mais uma é pensamento muito tolo .

    9 – A pessoa que estiver sob efeito de maconha (e também de álcool ) atrapalha as liberdades , pois não tem auto-controle no momento de alucinação ( as liberdades alheias são comprometidas , a liberdade do usuário é maior do que a do cidadão comum) . Se já tem o álcool que causa transtornos a sociedade , legalizar outra droga que causa alucinações é algo imbecil .

    10 – Países que investem em mais educação e qualidade de vida continuam tendo usuários de drogas mas são insignificantes os prejuízos com os usuários e suas delinquências pois exite prevenção , educação e boa qualidade de vida ( Noruega , japão por exemplo . ) E só para a informação , muitos que traficam nesses países são brasileiros . Sujam mais ainda a imagem do nosso pais .

    11 – Com maconha regulamentada o governo gastaria em dobro * gastaria com fiscalização nos lugares onde se pode consumir a droga * gastaria contra o tráfico , pois continuariam existindo outras drogas ( a não ser que tenham a brilhante ideia de legalizar o restante das drogas , crak , oxy , cocaína . eita aí a festa tá feita hein , acabou a civilização no Brasil)

    12 – A precária educação no Brasil leva a parte mais pobre a sociedade a consumir drogas . Fato . ” População mais pobre compromete 33,4% do orçamento com bebidas alcoólicas ” Se já tem outras drogas como o álcool que viciam muitos pobres ( o álcool é alucinogeno), é muito imbecil legalizar mais uma . Tem que educar e prevenir e não incentivar e legalizar outra ( ideia de gerico )
    13 – Quais os benefícios da legalização da maconha no Brasil?

    14 – Por que a maconha deveria ser legalizada ou regulamenta ? ( NO BRASIL )

    15 – Os pró-maconha dizem que é uma questão de liberdade . Exatamente é uma questão de liberdade , mas não dos drogados que causam incomodo a sociedade , é questão de liberdade para a sociedade e não para os nóias .

    16 – Por que existem leis ? John Locke responde .
    ” O fim de uma lei não é absolutamente abolir ou diminuir a liberdade, mas conservá-la e aumentá-la. Com efeito, em todos os Estados cujos membros são criaturas capazes de terem leis, onde não houver lei alguma não haverá tampouco liberdade alguma. Pois a liberdade consiste em estar-se isento de constrangimento e de violência da parte de outrem: o que não se poderia encontrar onde não houvesse nenhuma lei, e onde não há, conforme dissemos acima, uma liberdade graças à qual cada um pode fazer o que lhe agrada. Pois, quem pode ser livre quando o humor ressentido de outro homem qualquer puder impor-se sobre ele e dominá-lo? Mas o homem goza de verdadeira liberdade quando pode dispor livremente e como quiser de sua pessoa, suas ações, suas propriedades, de todo o seu Bem próprio, segundo as leis sob as quais viva, e que fazem com que não esteja sujeito à vontade arbitrária dos outros, e sim que possa seguir livremente a sua própria vontade.
    Do que concluímos que, para julgar se uma lei é boa ou má, basta verificar em que grau ela protege ou restringe as liberdades individuais e coletivas.”
    OBS : Claro desde que sua vontades não atrapalhem as liberdades alheias .
    17 – Nós podemos assimilar a lei da maconha regulamentada com a lei seca ,basta ter bom senso para perceber
    LEI – A lei considera crime conduzir veículos com praticamente qualquer teor alcoólico no organismo. A lei prevê também a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas das rodovias federais em zonas rurais.
    FATO – Isso não acontece , motoristas bebados que atropelam e matam alguém dificilmente são enquadrados no homicidio doloso . E comercialização de bebidas em estradas continuam acontecendo . Com a regulamentação da maconha seria diferente ?
    Mesmo sendo bem claro que a diferenças entre as pessoas são bem grandes , ( isso inclui formação escolar e genética e óbviamente ) . Motoristas transgridem a lei.Com maconha regulamentada , os usuários também não se importariam com a lei .
    LEI – Cinco nações têm o mesmo nível de rigor do Brasil: Estônia, Polônia, Noruega, Mongólia e Suécia. Na América do Sul, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Colômbia, onde o limite é zero. Vizinhos como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela estipulam limites
    FATO – A lei só funciona em peíses de primeiro mundo . Aqui não funciona . Já que não funciona o argumento dos pró-maconha é válido ? ( ” se a lei seca não funciona e é uma política burra , vamos acabar com a lei seca ? ) .

    LEI – Quem for flagrado com uma dosagem superior a 0,2 gramas de álcool por litro de sangue (equivalente à ingestão de uma lata de cerveja ou um cálice de vinho) pagará multa de 957 reais, receberá sete pontos na carteira de motorista e terá suspenso o direito de dirigir por um ano.
    FATO – Tirando as multas ( que nem sempre se aplicam , por exemplo se a pessoa estiver desempregada e não tiver recursos ela pode pedir a exclusão da multa e pagar com serviços sociais ) . O restante é só lei mesmo , ninguém fica preso de seis meses a um ano ( no máximo umas duas horas ( ironico ) , quando a carteira de motorista é suspensa , o individuo dirige sem carteira mesmo . Faltam bafometros e a fiscalização é precária ( fora os feriados ) .Quem garante que lugares onde a maconha pode ser livremente consumida a fiscalização será boa ? Difícil acreditar nisso hein !!!
    LEI – O tempo de permanência do álcool no organismo varia de uma pessoa para outra. Fatores como estar com o estômago vazio ou cheio, ser homem ou mulher, branco ou negro e até estar mais ou menos acostumado à bebida influenciam. “Para uma pessoa, por exemplo, que passou a noite em claro, o efeito de uma lata de cerveja é triplicado”, explica o médico Alberto Sabbag, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). De maneira geral, um copo de cerveja ou um cálice de vinho demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo A alternativa é tomar um táxi, transporte coletivo ou então entregar a direção a quem não bebeu.
    FATO – Isso não acontece , motoristas não esperam o efeito do álcool passar para dirigir . E a maconha que o efeito dura até 5 horas .Será que o usuário vai esperar tanto tempo para sair do local onde é legalizado ele fumar ?
    LEI – O motorista pode se recusar a fazer qualquer teste, já que, no Brasil, ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si.
    FATO – O mesmo com acontecerá com o maconheiro que sair na rua alucinado , se for rico , de família respeitada , tiver dinheiro e ótimos advogados . Ele não será obrigado a fazer nenhum teste que comprovaria que ele está sob efeito da droga , andando em vis públicas .
    Vale lembrar que nós já sabemos que pessoas alcoolizadas podem arranjar brigas nas ruas . Como eu já vi na tv , podem por suas partes intimas a mostra de mulheres e crianças . E a lei funciona ? Porque com a maconha seria diferente ? Porque ? Porque legalizar algo que vai ajudar a infringir as liberdades coletivas ? Já não basta o álcool ?
    Então realmente é uma questão de liberdade , não de poucos que fumam maconha , mas de toda a sociedade . Por que a partir do momento em que o usuário ( tanto de cigarro ( como a lei anti-fumo) de álcool ou de maconha ) se sobrepor sobre a liberdade de outras pessoas , eu serei contra . É para isso que serve a lei . Para manter uma forma igual de liberdade . Uma criança não pode andar na rua e ficar inalando fumaça de maconha porque o individuo cheio de liberdade não se importa com as liberdades alheias . ( E nem adianta dizerem que existiram lugares próprios , se for olhar a lei seca , é proibido vender bebidas alcoólicas em estradas , é proibido dirigir embriagado e todos nós sabemos que isso não acontece , regulamentação da maconha vai ser igual a lei seca , só vai existir no papel , na prática nada . )
    Por isso mais uma vez não é algo que afeta somente o individuo que consome a droga .

    17 – Se faz mal a saúde pública deve desincentivar e não incentivar .E mais uma vez eu volto a dizer que não é algo que vai afetar somente o individuo que a consome . Vai afetar todo mundo que não consome .

    18 – O governo teria que investir pesado na saúde publica , e nós somos quase 200 milhões de habitantes , imagina se agente chega a ter 5 milhões de viciados . E sem contar que a maconha poderia ser consumida por adolescentes . O SUS não aguenta nem a cracolândia em S.P e RJ , imagina o pais inteiro . Quantas famílias seriam desgraçadas com essa droga .
    18 – O governo teria que investir pesado na saúde publica , e nós somos quase 200 milhões de habitantes , imagina se agente chega a ter 5 milhões de viciados . E sem contar que a maconha poderia ser consumida por adolescentes . O SUS não aguenta nem a cracolândia em S.P e RJ , imagina o pais inteiro . Quantas famílias seriam desgraçadas com essa droga .

    19 – o governo gasta quase 400 milhões de reais por ano com doenças relacionadas ao cigarro . E 37 milhões com doenças relacionadas a fumantes passivos ( que não fumam mas convivem com quem fuma ) Quase 90 milhões com o álcool . O governo está conseguindo vencer a guerra contra essas drogas . Na década de 60-70 quase todos os brasileiros fumavam ( mais de 100 milhões ) , hoje o número de fumantes é de aproximadamente 20 milhões e continua caindo . Legalizar a maconha é ridículo por isso , logo quando o número de usuários aumentar o governo vai ter que fazer medidas de prevensão e gastar muito mais dinheiro . Então por que a maconha deveria ser legalizada .

    20 – No estado do Ceara por exemplo 30-40 % da maconha circulante está batizada com crak , imagina isso a nível nacional . (Pra ver que coisa engraçada , enquanto o governo está diminuindo o número de fumantes , tem gente que quer regulamentar maconha , é mole ? Ninguém mistura crak no cigarro ou na garrafa de 51 .)

    21 – álcool e cigarro , se essa dupla já causa grandes transtornos a sociedade porque deveríamos ter um trio ?

    22 – A questão social envolve todos esses temas , incentivo , má qualidade de vida , má qualidade na educação , diferenças sociais , em fim , tem que analisar o que a maconha trás de bom e o que trás de ruim para a sociedade .
    23 – Os pró-maconha sempre comparam países de primeiro mundo com o Brasil .Por exemplo a Holanda
    :1- A Holanda tem 16 milhões de habitantes – o Brasil quase 200 milhões
    2 – A Holanda é um pequeno pais.Quantas Holandas caberiam dentro do territorio brasileiro ?
    3 -A Holanda é um pais de primeiro mundo,não existe analfabetismo ou fome na Holanda..
    4 – No Brasil ( infelizmente) existem 16 milhões de analfabetos10 % da população , dos que são alfabetizados, 75 % são analfabetos funcionais. ( quase ninguém no pais consegue ler um texto e entende-lo se contar esses dois grupos já dá 85 % da população do pais).
    20 milhões de brasileiros vivem na extrema miséria
    85 % dos brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza
    75 % da população brasileira não tem casa própria
    68 milhões de brasileiros passam fome regularmente

    Não dá para comparar um com outro , dá ?

    24 – Os pró – maconha sempre tem uma desculpa para tentar legalizar a droga .Dizem " se existe álcool e cigarro a maconha também deve ser legalizada " .Mas o consumo dessas drogas ( que também fazem mal a saúde) é tratada de forma diferente justamente por que uma parcela muito grande da população as consome . Já a maconha quase ninguém consome . E e muito imbecil legalizar maconha , lotar o pais com usuários da droga , depois fazer medidas de prevensão como a do cigarro .
    * 52 % da população consome bebida alcoólica .
    * 33 milhões (28%) da população adulta apresentam um padrão de consumo excessivo de álcool.
    * 17,7 dos Brasileiros fumam , 24,6 milhões de pessoas .
    * usuários de maconha são pouco mais de 2 % da população .
    O governo tem vários programas para acabar com o tabagismo e o alcoolismo . Antigamente fumar cigarro era sinônimo de status , elegância hoje não é . E pouco a pouco o governo vai acabando com o consumo de cigarro .
    Já a maconha é proibida justamente por que quase ninguém usa. E não faz sentido o governo liberar a droga para mais tarde ter que fazer programas de prevenção para diminuir o número de usuários. Não enxergar isso é ser cego para a realidade .( ou tem que estar muito alucinado )

    25 – Usuários de maconha sustentam o PCC e comando vermelho , traficantes , armas ilegais , assassínatos , sequestros . ( e não adianta dizer que se regulamentar a maconha o tráfico acaba , como já tinha dito os tráficantes podem oferecer maconha mais barata para a população mais pobre , e outras drogas como crak , cocaína , LSD vão continuar existindo ) .Sustentam o crime organizado , e estão reclamando do que ?. Eles sustentam bandidos e muito sofrimento em muitos lares , procuram um lugar para fumar e ? ? ? ? FUMAM .
    A maconha já está legalizada para eles , o que mais eles querem , fumar dentro de ônibus, metrô , escolas , hospitais . Querem bolsa maconha do governo ? Estão reclamando do que a final de contas ? Aos macoinhas vão fumar fezes de cavalo e lamber sabão pra ver se é bom . E parem de encher o saco do governo e da polícia que eles tem mais o que fazer .

    http://gustavo-livrexpressao.blogspot.com/2011/06

Deixe uma resposta