Coleção de sinapses 2
Esta semana, um ladrão gentil mostrou que o crime não necessariamente embrutece as pessoas. O que embrutece mesmo são os cabos do computador pessoal, todos emaranhados, mas aprendemos uma forma criativa de organizá-los. Criativa também é a natureza, que encontrou na homossexualidade uma forma de preservar as espécies animais.
Conhecemos uma bugiganga tecnológica que permite controlar video games com a mente, e conhecemos um conceito sociológico que nos permite ver como certas noções de boa vida controlam nossas escolhas. Escolhemos não levar muito a sério o 1º de abril, quando fomos informados que um buraco negro destruiria a Terra em breve, mas vimos que a Terra continua respirando, embora precise de nossa ajuda para viver.
Ladrão pede desculpas durante roubo – Portal Vírgula
Tenho a impressão de que há uma crença geral de que os criminosos tendem a ser pessoas frias, brutas, insensíveis. É preciso lembrar que se tratam de seres humanos que, em situações de estresse, sentem tanto medo quanto suas vítimas, a não ser quando já têm uma tendência individual à frieza. Também podemos considerar que muitos dos ladrões estão preocupados em levar algo para sua família comer. E, se alguém decide se enveredar por esse difícil e trágico caminho, ele ou ela não vai necessariamente perder a consideração pelos outros, nem mesmo por quem se prejudique com suas ações.
como organizar os cabos na sua secretária – obvious
Eis o uso criativo de um objeto que tem um uso muito específico. Nessa solução para o emaranhado de cabos, fica parecendo que os clipes destinados a blocos de papel foram feitos para segurar cabos.
The Most Ironic Signs Of All Time (PHOTOS) – The Huffington Post
Essas placas são muito conhecidas na internet brasileira, e muitos tupiniquins consideram que é uma peculiaridade do Brasil, visto pelos nativos como um país de analfabetismo e ignorância. Mas as placas mostradas neste link mostram que pessoas “distraídas” existem também nos EUA e, provavelmente, em qualquer lugar do mundo.
Por que existem homossexuais? – Super
Essa matéria é interessante até o ponto em que explica uma função biológica de um comportamento animal. Mas é muito complicado sugerir que os seres humanos seguem necessariamente essa regra. Primeiro, porque a Biologia sozinha não explica o intrincado comportamento humano. Segundo, porque a bissexualidade queda inexplicada. Mas a matéria é interessante.
MindSet, controle seus jogos com a mente! – Central dos Bits
Cada vez mais a tecnologia se torna mais orgânica e, consequentemente, os humanos se tornam mais ciborgues. Podemos antever um uso mais útil pare essa tecnologia, como cirurgias delicadas, mineração… imaginemos um minirrobô com câmera que entra nos meandros minúsculos de um equipamento. O controle pela mente seria muito mais preciso do que por um controle manual. O problema é que é necessária uma pessoa com altíssima concentração.
Infográfico sobre o mundo dos robôs – Comunicadores Micro
Achei interessante o trecho que mostra um robô de uma fábrica que “matou” um homem. Isso remete a todas as histórias em que máquinas e/ou robôs se revoltam contra seus criadores. É interessante comparar esse “histórico” real com o desenvolvimento dos robôs na ficção científica.
A violência simbólica nos nossos ideais modernos de bem viver – Tesoura Social
Esse artigo me reportou à questão das cotas raciais nas universidades. Consideramos, em nossa sociedade, que a formação universitária é imprescindível para autorrealização individual, e esquecemos que há outras formas de se vocacionar, inclusive as escolas técnicas, sem falar no autodidatismo. Se houvesse um programa educacional completo do governo brasileiro, que preparasse os cidadãos desde crianças e fosse além da visão de que a Universidadae é o ápice da formação, não seriam necessários tantos debates infrutíferos sobre ações afirmativas…
Cientistas não conseguem reverter buraco negro e temem o pior – Portal Vírgula
Isso aí me assustou, embora eu seja otimista demais para acreditar que tudo não daria certo. Mas assim que me toquei que era 1º de abril…
Action Figure do Monólito de 2001, uma Odisséia no Espaço – Blog de Brinquedo
O conceito de action figure denota uma miniatura com pontos de articulação que permitem simular movimentos. Portanto, uma “action figure” com zero pontos de articulação só pode ser piada. Mas uma miniatura desse monolito seria um enfeite interessante para a sala de estar.
Breathing Earth
Um simulador que mostra a Terra “respirando” – e com dificuldades. Temos aí uma excelente visão da frequência de nascimentos e mortes humanas e da emissão de poluentes na atmosfera. Não tem uma utilidade prática imediata, mas ajuda a nos vermos dentro das vicissitudes da vida deste planetinha…
Pope Sees Easter as Time of Pardon and Truth – The New York Times
Bento XVI (ou Papa Ratzinger, como preferem alguns jornalistas que insistem em relembrar a infância hitlerista do Sumo Pontífice) continua com a missão de manter o status quo da Igreja Católica. Se está afirmando, em pleno escândalo de pedofilia clerical, que devemos “perdoar”, só pode estar sugerindo que esqueçamos os crimes da Igreja contra crianças. O pior é afirmar, paradoxalmente, que agora é tempo de “verdade”. Mas bem que Bento pode parafrasear Pôncio Pilatos, duplamente aliás: “eu lavo minhas mãos” e, se alguém quiser saber a verdade dos fatos, “o que é a verdade?”
6 comments
tantas coisas… estou confuso… então pequenos comentários…
Ladrão pede desculpas durante roubo:
"acontece… meu único roubo, ou furto… foi um playmobil, em 1985. No dia seguinte fui aconselhado a devolvê-lo… eu pedi desculpas"
Sobre os cabos:
"estou tentando desenvolver uma metodologia própria para isso"
Sobre porque existem homossexuais:
"eu não sei"
Controle seus jogos com a mente:
"eu vou adorar fazer isso"
Sobre as máquinas:
"já sonhei que uma dessas corria atrás de mim no meio da rua"
A educação:
"seria muito interessante que nossa educação estivesse desde o princípio, voltada para nosso bem estar, nossa felicidade e nossa harmonia com o planeta"
O buraco negro:
"não gosto daquela máquina… eu e regina duarte temos medo"
miniatura zero:
"deve ser mesmo um paradoxo"
o mapa da terra:
"impressionante, dá vontade de salvar nos favoritos… ok, salvei… mas uma coisa não entendi… por um booooommmmm tempo, ninguém nasceu nem morreu no uruguai… : "
o papa:
"como católico, me envergonho do que acontece, e eu bateria mesmo num religioso que cometesse atos de pedofilia. Na verdade eu bateria em qualquer um que fizesse isso. Tenho visto pais, padrastos, professores, médicos, religiosos cometerem crimes de pedofilia. Isto não é uma exclusividade da Igreja. A Igreja está no centro, porque, teoricamente jamais deveria acontecer lá… pelo que aqueles homens pregam. Bom, é claro que isso deve vir à tona, é preciso que todos saibam, para o bem da própria igreja, que se diz propagadora do bem… Para o papa ratzinger… (que jovem não era hitlerista naquela alemanha daqueles tempos – mesmo sem nem saber o que era?) A melhor maneira de o Papa mostrar que está certo é fazendo o certo. E todos nós sabemos o que isso significa, punindo os culpados, entregando-os à Polícia, para o bem da própria igreja.
correções antipolêmica:
sobre homossexualismo:
eu disse que não sabia pq existia homossexualismo. Da mesma forma como não sei pq existem heterossexuais ou bissexuais… enfim.
sobre a igreja:
eu disse "teoricamente jamais deveria acontecer lá" é claro que a pedofilia jamais deveria acontecer em qualquer lugar. Falei desta forma para expor a hipocrisia do que pregam os religiosos pedófilos… que se escondem atrás de uma imagem acima de qualquer suspeita… que agora não é mais acima de qualquer suspeita.
@Marquês,
Lembro também de uma vez em que você passou um trote e depois ligou de novo para pedir desculpas…
Sobre o Grande Colisor de Partículas, sou otimista.
Sobre o Papa e a Igreja, primeiro temos uma conduta hipócrita pelo fato de os religiosos terem um voto de castidade. E então uma série de crimes, como a violência contra crianças e a omissão, a impunidade… O atual Papa deveria começar punindo seu próprio irmão.
Bem, ninguém disse que era fácil manter a castidade, e os próprios padres se enveredam nesse voto sabendo que é uma provação. Mas se for para quebrar o voto, que não seja usando crianças indefesas e inocentes. Deveria haver uma seleção mais rigorosa para o cargo de sacerdote católico.
A castidade faz parte de uma tenebrosa história de repressão da sexualidade, e sua função é mais político-econômica, pois sem a possibilidade de ter herdeiros, os religiosos deixariam seus bens para a Igreja.
é triste, mas ele deve denunciar a todos os que cometem crimes, não só esses…
Rá, rá, rá: adorei a divagação mais que correta sobre 'action figure'!!! Por isso que falo genericamente (e na minha Língua!) "miniatura": denota claramente "coleção" e abre o leque para além de simples "brinquedos" (que também coleciono)! Quanto ao resto, uma excelente coleção de recortes de notícias: bem legal a "análise" ponto a ponto! Abração, meu caro!