Mitose Neural 1 – A Metamorfose de Franz Kafka
Podcast: Play in new window | Download
Saudações! Bem-vindos a nossa espaçonave Mitose Neural. Neste episódio de estreia do podcast da Teia Neuronial, Thiago o Tecelão, Diego “Misantropo”, Dyego “Wally” (Alter-Egos) e Werner o Gnomo (Joy’s Tip) falam sobre a mais importante novela do escritor tcheco Franz Kafka: A Metamorfose. Discorremos um pouco sobre a vida deste atormentado autor, fazemos uma sinopse do livro (repleta de spoilers), comentamos sobre a crítica kafkiana às relações familiares e trabalhistas da modernidade capitalista e curtimos o som dos Inimigos do Rei.
Outras opções para ouvir
Leia também
- A Metamorfose (resenha)
Links do episódio
- A Metamorfose – Wikipédia
- Franz Kafka – Wikipédia
- Kafka e sua obra: pessimismo? – ObjetOObscuro
- Kafka’s Metamorphosis The Videogame – Glorious Trainwrecks
- Uma Barata Chamada Kafka (Inimigos do Rei) – YouTube
- Watermelon Man (filme de 1970 inspirado na novela de Kafka) – Wikipédia
- Watermelon Man (trailer) – YouTube
- Metamorphosis (2012) – Official Trailer (HD) – YouTube
Contato – Diga-nos o que achou!
- recados@mitoseneural.com.br
Comentários
- Use o formulário do IntenseDebate abaixo
14 comments
Aqui também tem " Prêmio F5 " ? Enfim, FIRST!
Não tem…
Mas estamos pensando em algum tipo de brinde… algo mais para o futuro incerto.
Valeu pelo comentário. 😛
Muito massa a conversa de vocês! Wally me falou há alguns anos na criação de um podcast, muito bom que se concretizou. Não havia lido a A Metamorfose, li aqui, ouvi o pod e foi interessantes vocês terem citado a indiferença com relação a saúde a partir da nova forma de Gregor. O inseto parece uma alegoria exacerbada do nojo que um parente pode receber tão logo difira do que sua família e sociedade esperam. Primeiro quebra de rotina matinal, espanto, daí pena, indiferença, abandono, explosões psicológicos quando Gregor expõe-se na sala, humilhação (pela empregada), fome, morte e alguém pra lidar com o corpo que não "nós". Apesar de pequena, um grande trecho da novela antes do tumulto do aparecimento de Gregor na sala é dele consigo próprio no quarto e uma nova rotina no resto da casa. Ele morre, ninguém derrama lágrima, e o futuro vem à frente. Eu gostei porque Kakfa transmite a mensagem a inutilidade e diminuição que um pode ter frente ao peso da família e da sociedade. Mas isso é talvez porque sou sociólogo, hehehe, uma viseira talvez estreita, mas é uma opinião aí. Quando é o próximo podcast??
Agradecemos imensamente seu comentário, Rossini, que, além de enriquecer nossa discussão, nos motiva a continuar e a melhorar cada vez mais.
Primeiro programa conferido. Primeiramente, parabéns pelo site e pela iniciativa do Podcast. Estou aqui por recomendação do meu grande amigo Werner, o Gnomo e sem babação posso dizer que a edição está muito boa! Mas confesso que o tema não me atraiu muito. Estou mais ansioso por conferir os próximos programas sobre Star Wars e Alien. Aí sim vocês estão falando a minha língua e da grande maioria do público. Então fica a dica: Mais temas "pop". Deixem os papos "cabeça" para a mesa de bar. rs! Desejo boa sorte e sucesso a vocês! Abraço!
Obrigado, Alexander. A edição está muito boa mesmo, graças aos esforços do seu amigo Gnomo.
Sobre os temas, é provável que a tendência daqui para a frente sejam obras de ficção científica e/ou fantasia. Mas não garanto que não haverá outros "papos cabeça", se der na telha dos participantes.
Agradeço os votos de sucesso. Com certeza os comentários como o seu contribuirão para isso. 🙂
Ah… agora a música "Uma barata chamada Kafka" da banda dos anos 80, Inimigos do Rei, faz um pouco mais de sentido para mim. rs!!
Note que a barata é uma espécie de alter-ego do eu-lírico nessa música, assim como o inseto é a outra face de Gregor Samsa.
Caras, gostei muito deste podcast. Aliás, encontrei-os pelo PODKASTO e fiquei muito feliz com o material que ouvi. Peguei este episódio não por ser o número 1, senão por falar sobre um assunto que me interessou, que é a obra tratada.
Gostei muito deste livro quando o li, e, devo confessar, que ouvindo o programa fiquei com vontade de voltar a lê-lo.
Aliás, gostei tanto deste programa que o Recomendei no Os Comentadores # 17. Espero que curtam!
Abraços.
aLx http://mundopodcast.com.br/comentadores/
Olá, aLx.
Muito obrigado por seu comentário. Ficamos satisfeitíssimos por você ter gostado e por ter se motivado a ler o livro de novo.
Agradeço demais pela indicação em Os Comentadores. Já havia visto no Mundo Podcast, mas ainda não tinha ouvido. Agora com certeza vou ouvir! 🙂
Grande abraço e volte sempre!
Vamos considerar sim.
😉
Que podcast massa!!! Parabéns ja virei fã.
Pena que decobri ele só agora. Mas, antes tarde do que nunca, espero que o projeto continue por muito tempo.