Panoramas cósmicos

Para nossos sentidos podados pela vida terrestre, por nossos corpos humanos e por nossa experiência restringidora na biosfera da Terra, é difícil conceber a imensidão do universo. É preciso muito esforço e disciplina mental para termos uma percepção das dimensões do cosmos que nos rodeia e de como nós cabemos nele.

Eis três trechos de filmes que mostram sequências (obviamente, montagens) que nos ajudam a sentir o tamanho do sistema solar, da galáxia, do universo em que estamos inseridos. O primeiro é a cena de abertura do filme Contato (Contact, 1997, Robert Zemeckis). O segundo são os créditos iniciais do filme Superman: o Retorno (Superman Returns, 2006, Bryan Singer). O terceiro são os créditos finais de Star Trek (2009, J. J. Abrams). Boa viagem.

Adendo (13/10/2011 – 8:17)

O vídeo abaixo mostra o tamanho em escala dos planetas do Sistema Solar, comparados às maiores estrelas conhecidas da Via Láctea.

Adendo 2 (14/10/2011 – 8:20)

Segue uma sugestão de Dilberto Rosa, que bem lembrou a paródica cena final de Homens de Preto, em que descobrimos o verdadeiro tamanho de nossa galáxia.

3 comments

  • toda vez que começo a pensar nisso.. ou vejo umas imagens dessas, fico abismado com a insignificância da terra perante o universo visível. Falar que é um grão de areia na praia não é exagero de forma alguma.. mas é dificílimo imaginar isso realmente, compreender isso realmente, tal escala de grandeza.
    o que fica de útil é a sensação de nosso egocentrismo.. meus problemas podem ser grandes para mim, mas nem existem, em escala, para o universo. Tal extrapolação também pode ser feita perante aos humanos na terra: qse 7 bi (teoricamente umas 50 bi. consciências).. daí meus problemas ficam pequeniniiiinhos..

  • Com certeza, um assunto infinitamente em expansão, tanto no cosmo como na imaginação… Só te esqueceste do deboche inteligente da sequência final de "Os Homens de Preto"! Quanto a "Superman – O Retorno" (pegaste um vídeo de péssima resolução, hein, rapaz?!), pra mim, mais empolgante do que ver a enorme dimensão que separaria Krypton (um planeta qualquer no universo) da Terra foi rever (e ouvir novamente) a abertura em homenagem ao clássico de 78: inesquecível… Especialmente pra quem viu O Retorno no cinema (e só viu o clássico na telinha)! Abraço,amigo universalmente sumido!

  • @Tiago,

    Os efeitos que você citou são realmente interessantes. Esses vídeos têm um caráter pedagógico que poderia ser mais explorado na educação dos jovens, não só para sua formação científica, mas também para seu desenvolvimento ético.

    @Dilberto,

    Bem lembrada a sequência final de Homens de Preto. 🙂

    Sobre a resolução do vídeo, não consegui encontrar uma melhor que incluísse o panorama do planeta Krypton antes da explosão da estrela vermelha. Se alguém puder me indicar, agradecerei infinitamente e substituirei no post.

Deixe uma resposta